terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sequência de Fibonacci


o matemático Leonardo Pisa, conhecido como Fibonnaci, propôs no século XIII, a sequencia numérica abaixo:
(1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, …)
Essa sequência tem uma lei de formatação simples: cada elemento, a partir do terceiro, é obtido somando-se os dois anteriores. Veja:1+1=2, 2+1=3, 3+2=5 e assim por diante. Desde o século XIII, muitos matemáticos, além do próprio Fibonacci, dedicaram-se ao estudo da sequência que  foi proposta, e foram encontradas inúmeras aplicações pra ela no desenvolvimento de modelos explicativos de fenômenos naturais


Mais o que é a sequência de Fibonacci?

É uma sucessão de números que, misteriosamente, aparece em muitos fenômenos da natureza. Descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci, ela é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Portanto, depois de 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…
Ao transformar esses números em quadrados e dispô-los de maneira geométrica, é possível traçar uma espiral perfeita, que também aparece em diversos organismos vivos. Outra curiosidade é que os termos da sequência também estabelecem a chamada “proporção áurea”, muito usada na arte, na arquitetura e no design por ser considerada agradável aos olhos. Seu valor é de 1,618 e, quanto mais você avança na sequência de Fibonacci, mais a divisão entre um termo e seu antecessor se aproxima desse número.

Fibonacci_Spiral_GeoGebra

 Vídeo assinatura de Deus



Nenhum comentário:

Postar um comentário