terça-feira, 27 de agosto de 2013

swing trade

Usarei dois gráficos da Petrobrás para ilustrar o swing trade num gráfico de 60 minutos, e day trade com num período de apenas 15 minutos. Com tempos de 60 minutos podemos prever algo que vai além de um dia, mas com 15 minutos só podemos prever algumas horas. Numa análise de 15 minutos, a previsão é bem mais certa do que em 60 minutos, mas os ganhos são comensurados na mesma proporção.

Operações day trade com osciladores e média móvel



Note que no primeiro gráfico, temos alguns pontos de entrada na compra indicados pelo estocástico. Para o swing trade, usamos todo o mês de julho com uma media móvel de 50 e um estocástico lento de 14, 3, 4. Durante esse período só houve 4 oportunidades para entrar nos swings seguindo as regras mencionadas no último artigo. Esses pontos correspondem aos fundos do estocástico e são claramente visíveis no gráfico.

O gráfico 2 corresponde ao período de 19 a 24 de julho. Usamos uma média móvel proporcional a do primeiro gráfico. Isto é, uma média de 200 períodos que corresponde a 50 períodos no gráfico anterior. Nesse intervalo houve pelo menos 5 oportunidades para day trade, indicados pelo fundo do estocástico.
Notem que os ganhos são bastantes pequenos e teriam que ser ponderados com o montante investido e o custo da operação. Entretanto, ninguém é obrigado a entrar e sair no mesmo dia (day trade), a operação de Day Tradepode ser transformada num swing trade ou até mesmo numa posição mais duradoura. O importante é aproveitar a oportunidade e agir de acordo com as regras do bom senso e da lógica.
Professor Metafix


Nenhum comentário:

Postar um comentário